Definição – O que significa Knowledge-Based System (KBS)?
Um sistema baseado em conhecimento (KBS) é um sistema de computador que gera e utiliza conhecimento de diferentes fontes, dados e informações. Esses sistemas auxiliam na solução de problemas, especialmente os complexos, utilizando conceitos de inteligência artificial. Esses sistemas são usados principalmente em procedimentos de resolução de problemas e para apoiar a aprendizagem humana, tomada de decisão e ações.
Definirtec explica o Sistema Baseado em Conhecimento (KBS)
Os sistemas baseados no conhecimento são considerados um importante ramo da inteligência artificial. Eles são capazes de tomar decisões com base no conhecimento que reside neles e podem compreender o contexto dos dados que estão sendo processados.
Sistemas baseados em conhecimento consistem amplamente em um mecanismo de interface e base de conhecimento. O mecanismo de interface atua como mecanismo de busca e a base de conhecimento atua como repositório de conhecimento. A aprendizagem é um componente essencial dos sistemas baseados no conhecimento e a simulação da aprendizagem ajuda na melhoria dos sistemas. Os sistemas baseados em conhecimento podem ser amplamente classificados como sistemas baseados em CASE, sistemas de tutoria inteligentes, sistemas especialistas, sistemas de manipulação de hipertexto e bancos de dados com interface de usuário inteligente.
Comparados aos sistemas de informação tradicionais baseados em computador, os sistemas baseados em conhecimento têm muitas vantagens. Eles podem fornecer documentação eficiente e também lidar com grandes quantidades de dados não estruturados de maneira inteligente. Os sistemas baseados em conhecimento podem auxiliar na tomada de decisão especializada e permitir que os usuários trabalhem em um nível mais alto de especialização e promovem produtividade e consistência. Esses sistemas são considerados muito úteis quando a experiência não está disponível, ou quando os dados precisam ser armazenados para uso futuro ou precisam ser agrupados com diferentes experiências em uma plataforma comum, fornecendo assim integração de conhecimento em larga escala. Finalmente, os sistemas baseados em conhecimento são capazes de criar novos conhecimentos referindo-se ao conteúdo armazenado.
As limitações dos sistemas baseados em conhecimento são a natureza abstrata do conhecimento em questão, aquisição e manipulação de grandes volumes de informações ou dados e as limitações de técnicas cognitivas e outras técnicas científicas.