Definição – O que significa Sistema aberto?
Um sistema aberto, no contexto da computação, é um sistema de computador que combina portabilidade e interoperabilidade e faz uso de padrões de software abertos. Normalmente se refere a um sistema de computador que é interoperável entre diferentes fornecedores e padrões, permitindo a modularidade para que o hardware e o software não precisem ser anexados a um único fornecedor ou plataforma.
Antes da popularidade do sistema operacional Windows e do PC, os sistemas abertos costumavam se referir a sistemas de computador com sistemas operacionais semelhantes ao Unix que aceitavam quaisquer módulos ou programas de terceiros que usassem o mesmo padrão, em oposição aos sistemas fechados daquela época, como Computadores IBM.
Definirtec explica o sistema aberto
Um sistema aberto normalmente se refere a um sistema de computador que é interoperável entre diferentes softwares e hardwares que aderem ao mesmo padrão aberto. Nesse caso, aberto significa que quase qualquer pessoa pode usar o padrão sem preocupação legal ou financeira, ao contrário dos sistemas proprietários, que têm acordos legais que geralmente envolvem o modo de uso e taxas de royalties. Para a maioria, isso se aplica ao Linux e outros sistemas operacionais e software semelhantes ao Unix.
No entanto, a popularidade do Windows e do PC significa que o software e o hardware de terceiros costumam ser interoperáveis com esses sistemas, e a maioria dos softwares feitos para Windows é portátil para qualquer outro sistema de computador executando outras versões do Windows. Por causa dessa interoperabilidade e portabilidade, e apesar do Windows ser um sistema operacional proprietário, um computador que executa o sistema operacional Windows pode ser considerado um sistema aberto.