Definição – o que significa Bell 103?
O Bell 103, que foi o primeiro modem comercial de computador, é um padrão da AT&T para modems full-duplex assíncronos de 300 bps que usam modulação de chaveamento de frequência (FSK) em linhas dial-up. Desenvolvido em 1962, o modem Bell 103 facilita a transmissão digital de dados a uma velocidade de 300 bps em linhas telefônicas regulares. É um modem de canal dividido e é ideal para usuários de baixa demanda que trocam arquivos de PC com frequência.
A modulação Bell 103 é usada em rádio amador, rádio de ondas curtas e aplicações comerciais. Seu uso de frequência de áudio e baixa velocidade de sinalização o torna compatível com links de banda estreita não confiáveis.
Definirtec explica Bell 103
O Bell 103 usa áudio FSK (AFSK) para codificação de dados. Cada estação usa diferentes pares de frequência de áudio. A estação de origem usa um tom de marca de 1270 Hz com um tom de espaço de 1070 Hz, mas a estação de atendimento usa um tom de marca de 2225 Hz com um tom de espaço de 2025 Hz.
Os modems usam protocolos durante a troca de dados. Os protocolos Bell 103 são os seguintes:
- Níveis 1-4 do Microcom Networking Protocol (MNP): implantado na década de 1980 como um padrão da indústria devido à alta demanda, este protocolo permite a transmissão de dados sem erros e assíncrona.
- Nível 5 de MNP: Este protocolo incorpora os primeiros quatro níveis de MNP com um algoritmo de compressão de dados.
- V.42 e V.42bis: Esses protocolos são reconhecidos internacionalmente para compactação de dados e controle de erros.
Embora o modem Bell 103 seja raramente usado na computação moderna, o esquema de codificação Bell 103 ainda é usado por dispositivos conhecidos como Bell 103 ou modems Bell 103 compatíveis. Além disso, os modems de velocidade mais alta ainda têm capacidade de emulação Bell 103, fornecendo um método alternativo para transmissão de dados em baixa velocidade em condições de canal de alta velocidade, mas inadequadas.