Definição – o que significa simultaneidade de banco de dados?
A simultaneidade de banco de dados é a capacidade de um banco de dados de permitir que vários usuários afetem várias transações. Esta é uma das principais propriedades que separam um banco de dados de outras formas de armazenamento de dados, como planilhas.
A capacidade de oferecer simultaneidade é exclusiva dos bancos de dados. As planilhas ou outros meios de armazenamento de arquivo simples costumam ser comparados aos bancos de dados, mas diferem nesse aspecto importante.
As planilhas não podem oferecer a vários usuários a capacidade de visualizar e trabalhar com diferentes dados no mesmo arquivo, porque assim que o primeiro usuário abre o arquivo, ele é bloqueado para outros usuários. Outros usuários podem ler o arquivo, mas não podem editar os dados.
Definirtec explica a simultaneidade de banco de dados
Os problemas causados pela simultaneidade do banco de dados são ainda mais importantes do que a capacidade de suportar transações simultâneas.
Por exemplo, quando um usuário está alterando dados, mas ainda não salvou (confirmou) esses dados, o banco de dados não deve permitir que outros usuários que consultam os mesmos dados visualizem os dados alterados e não salvos. Em vez disso, o usuário deve visualizar apenas os dados originais.
Quase todos os bancos de dados lidam com a simultaneidade da mesma maneira, embora a terminologia possa ser diferente. O princípio geral é que os dados alterados, mas não salvos, são mantidos em algum tipo de registro ou arquivo temporário.
Depois de salvo, ele é gravado no armazenamento físico do banco de dados no lugar dos dados originais. Contanto que o usuário que está realizando a alteração não tenha salvado os dados, apenas ele deve ser capaz de visualizar os dados que está alterando.
Todos os outros usuários que consultam os mesmos dados devem visualizar os dados que existiam antes da mudança. Depois que o usuário salva os dados, novas consultas devem revelar o novo valor dos dados.