O silício é um elemento químico com o símbolo Si e o número atómico 14. É um sólido cristalino duro e quebradiço com um brilho metálico azul-cinza; e é um metalóide tetravalente e semicondutor. É um membro do grupo 14 na tabela periódica: o carbono está acima dele; e o germânio, o estanho e o chumbo estão abaixo dele. É relativamente pouco reactivo. Por causa de sua alta afinidade química com o oxigênio, não foi até 1817 que Jöns Jacob Berzelius foi capaz de prepará-lo e caracterizá-lo em sua forma pura. Seus pontos de fusão e ebulição de 1414 °C e 3265 °C respectivamente são os segundos mais altos entre todos os metalóides e não-metálicos, sendo superados apenas pelo boro. O silício é o oitavo elemento mais comum no universo em massa, mas muito raramente ocorre como o elemento puro na crosta terrestre. Ele é mais amplamente distribuído em pós, areias, planetóides e planetas como várias formas de dióxido de silício (sílica) ou silicatos. Mais de 90% da crosta terrestre é composta de minerais silicatos, tornando o silício o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre (cerca de 28% em massa) após o oxigénio.
A maioria do silício é utilizado comercialmente sem ser separado e, de facto, muitas vezes com pouco ou nenhum processamento do mineral natural. Tal uso inclui a construção industrial com argilas, areia de sílica e pedra. Os silicatos são usados no cimento Portland para argamassa e estuque, e misturados com areia de sílica e cascalho para fazer concreto para passarelas, fundações e estradas. Também são usados em cerâmica branca, como porcelana, e em vidro tradicional à base de quartzo à base de soda cálcica e muitos outros vidros especiais. Compostos de silicone como carboneto de silício são usados como abrasivos e componentes de cerâmica de alta resistência.
O silício é um elemento crítico para a fabricação da maioria dos circuitos eletrônicos. De que é feito o silicone? O silicone é um polímero sintético feito de silicone, oxigênio e outros elementos. O silicone é um plástico? Não, o silicone não é um plástico. O silicone é uma borracha sintética que é feita de silicone, oxigênio e outros elementos.
O silicone é tóxico para os humanos?
Não, o silicone não é tóxico para os humanos. Há muitos produtos feitos com silicone que são seguros para o uso humano, tais como utensílios de cozinha, dispositivos médicos e produtos de cuidados pessoais. Algumas pessoas podem ser alérgicas ao silicone, mas isto é raro.
O silicone é duro ou macio?
O silicone é um polímero, o que significa que é feito de longas cadeias de unidades de monômeros repetidos. Isto torna-o um material muito forte e resistente tanto a altas como a baixas temperaturas. É também um material muito flexível, razão pela qual é frequentemente utilizado em produtos como selantes e adesivos. A sílica é um silicone? Não, a sílica e o silicone não são a mesma coisa. A sílica é um composto natural feito de silicone e oxigênio, enquanto o silicone é um polímero sintético feito pelo homem, feito de silicone, oxigênio e outros elementos. Embora tanto a sílica como o silicone sejam usados numa variedade de produtos, têm propriedades e aplicações diferentes.