Definição – O que significa Silicon on Insulator (SOI)?
Silicon on insulator (SOI) é uma convenção de construção para semicondutores, onde engenheiros tiram proveito de materiais como silício cristalino e óxido de silício para agilizar a fabricação de microprocessadores e circuitos integrados.
Definirtec explica Silicon on Insulator (SOI)
Os chips SOI surgiram para desafiar a convenção do semicondutor de óxido de metal complementar (CMOS), que usa um processo chamado dopagem. No SOI, não há dopagem, o que permite aos projetistas eliminar o processo de descarregar e recarregar a capacitância do dispositivo. Isso, por sua vez, limita o uso de calor e energia. Os especialistas também veem o desenvolvimento do SOI como parte do processo contínuo de extensão da chamada lei de Moore, que permite a duplicação dos transistores em um circuito integrado e a miniaturização progressiva do hardware eletrônico.
Os chips SOI podem usar um processo denominado separação por implantação de oxigênio (SIMOX), onde o oxigênio purificado é ingerido no wafer de silício em altas temperaturas, produzindo óxido de silício, que se liga ao silício puro.
Outra maneira que o SOI ajuda na fabricação de dispositivos avançados é limitar a interferência da radiação de fundo ou outros aspectos físicos do ambiente.