Definição – o que significa acrônimo recursivo?
Um acrônimo recursivo é um acrônimo em que a primeira letra é o próprio acrônimo. Por exemplo, GNU significa “GNU’s Not Unix”. A sigla pode ser expandida para várias cópias de si mesma no infinito. Acrônimos recursivos são usados em alguns nomes de projetos de software para um efeito humorístico, seguindo o exemplo do projeto GNU de Richard Stallman.
Definirtec explica acrônimo recursivo
Um acrônimo recursivo incorpora uma cópia de si mesmo dentro do acrônimo. Um dos exemplos mais conhecidos é o projeto GNU de Richard Stallman. GNU significa “GNU’s Not Unix”. Essa cópia, por sua vez, contém a palavra GNU, portanto, a sigla é infinitamente recursiva. No caso do GNU, a sigla é um jogo de palavras: GNU não é Unix no sentido de que não possui nenhum código datando do Unix original do Bell Labs, mas o comportamento do GNU tenta imitar os sistemas Unix o mais próximo possível.
Enquanto Stallman popularizou o uso de siglas recursivas nas comunidades de software livre e de código aberto para efeito humorístico, a prática já estava estabelecida no Laboratório de Inteligência Artificial do MIT, do qual Stallman fez parte nos anos 1970 e no início dos anos 1980. Dois editores de texto LISP Machine foram nomeados EINE (EINE Is Not Emacs) e ZWEI (ZWEI era EINE inicialmente). O último combina duas siglas recursivas.
Outros acrônimos recursivos bem conhecidos incluem:
- WINE – WINE não é um emulador
- cURL – Biblioteca de solicitações de URL cURL
- RPM – RPM Package Manager (anteriormente Red Hat Package Manager)
- PHP – processador de hipertexto PHP