Definição – O que significa o Set-Top Box (STB)?
Um set-top box é um dispositivo de hardware que permite que um sinal digital seja recebido, decodificado e exibido em uma televisão. O sinal pode ser um sinal de televisão ou dados da Internet e é recebido via cabo ou conexão telefônica.
No passado, os decodificadores eram usados principalmente para televisão por cabo e satélite. O STB pode fornecer mais canais do que o próprio sistema de numeração de canais de uma televisão. Ele recebeu sinais contendo dados para vários canais e filtrou o canal que um usuário queria visualizar. Os numerosos canais eram geralmente transmitidos para um canal auxiliar da televisão. Outros recursos incluem um decodificador para canais pay-per-view e premium.
Hoje, a maioria dos sistemas STB tem comunicação bidirecional, permitindo recursos interativos como adicionar canais premium diretamente do dispositivo ou incorporar acesso à Internet.
Um decodificador também é conhecido como unidade de decodificador.
Definirtec explica Set-Top Box (STB)
A evolução dos decodificadores pode ser rastreada até o início dos anos 1980, quando um conversor a cabo era necessário para receber canais de TV a cabo analógicos extras e convertê-los em conteúdo capaz de ser exibido em uma tela de televisão normal. Os conversores de cabo vinham com um controle remoto com ou sem fio, que ajudava a mudar um canal para uma frequência de VHF baixa para visualização na TV. Alguns receptores de televisão mais recentes reduziram significativamente a necessidade de decodificadores externos, mas ainda são amplamente utilizados. Às vezes, os conversores a cabo são necessários para decodificar canais a cabo premium e receber serviços interativos, como canais pay-per-view, vídeo sob demanda e canais de compras em casa.
Os decodificadores podem ser divididos em várias categorias, desde simples caixas que recebem e decodificam os sinais AV de entrada até unidades complexas que oferecem uma série de serviços como videoconferência, rede doméstica, telefonia IP, vídeo sob demanda e serviços de TV de banda larga via satélite.
Os decodificadores podem ser amplamente classificados nos seguintes tipos:
- Caixa de conversão de cabo: converte qualquer tipo de canal transmitido de um serviço de televisão a cabo em sinais analógicos de radiofrequência em um único canal VHF. Esta unidade pode habilitar uma televisão sem cabo para receber canais a cabo. Algumas dessas caixas conversoras de cabo também podem decodificar os sinais para gerenciar muitos canais que são controlados por portadora e têm acesso restrito.
- Fontes de sinal de TV: incluem cabo Ethernet, antena parabólica, conexões DSL, um cabo coaxial, banda larga por linha de energia ou até mesmo uma antena VHF ou UHF comum.
- Set-top box profissional: também conhecidos como receptores / decodificadores integrados, projetados especialmente para ambientes robustos de manuseio em campo e montagem em rack. Eles geralmente são usados na indústria de áudio ou vídeo de transmissão profissional e incluem um recurso exclusivo para produzir sinais de interface digital serial não compactados.
- Híbrido: eles surgiram no final dos anos 2000 e se tornaram populares entre as empresas de decodificadores de TV paga e de acesso gratuito. Os decodificadores híbridos facilitam a transmissão de TV tradicional de provedores de cabo, satélite e terrestre e combinam com a saída de vídeo fornecida por uma rede e conteúdo multimídia pessoal. Portanto, eles oferecem aos usuários uma ampla variedade de visualização de conteúdo, eliminando a necessidade de ter uma caixa separada para cada serviço.
- IPTV: esses decodificadores são pequenos computadores que permitem a comunicação bidirecional em uma rede de protocolo da Internet e a decodificação de mídia de streaming de vídeo.