Definição – o que significa Java Servlet?
Servlets Java são módulos de programa Java do lado do servidor que processam e respondem às solicitações do cliente e implementam a interface do servlet. Ajuda a aprimorar a funcionalidade do servidor Web com sobrecarga, manutenção e suporte mínimos.
Um servlet atua como um intermediário entre o cliente e o servidor. Como os módulos servlet são executados no servidor, eles podem receber e responder às solicitações feitas pelo cliente. Os objetos de solicitação e resposta do servlet oferecem uma maneira conveniente de lidar com solicitações HTTP e enviar dados de texto de volta ao cliente.
Por ser um servlet integrado à linguagem Java, ele também possui todos os recursos do Java, como alta portabilidade, independência de plataforma, segurança e conectividade com banco de dados Java.
Definirtec explica Java Servlet
Existem dois tipos de Servlet Java: Básico e HTTP.
Os servlets HTTP são usados da seguinte maneira:
- Quando um formulário HTML é enviado, o servlet processa e armazena os dados.
- Quando um cliente fornece uma consulta ao banco de dados, os resultados são fornecidos ao cliente pelo servlet.
- Na maioria dos casos, o servidor usa a interface de gateway comum (CGI).
No entanto, os servlets Java têm muitas vantagens sobre CGI, incluindo:
- Um servlet é executado no mesmo processo, eliminando a necessidade de criar um novo processo para cada solicitação.
- O programa CGI deve ser recarregado para cada solicitação CGI. Um servlet, no entanto, não requer recarregamento e permanece na memória entre as solicitações.
- Um servlet atende várias solicitações simultaneamente usando uma instância, economizando memória e gerenciando facilmente dados persistentes.
- O mecanismo de servlet é executado em uma sandbox ou ambiente restrito, protegendo o servidor de servlets potencialmente prejudiciais.