Definição – o que significa servidor serial?
Um servidor serial é um dispositivo de rede que transfere dados entre uma rede local Ethernet e a porta serial de um computador ou dispositivo (porta COM). O principal objetivo de um servidor serial é permitir que um dispositivo serial, como uma impressora, scanner ou sistema de controle de temperatura, seja usado em uma rede sem depender da porta serial de um computador para conectividade. Isso permite que qualquer dispositivo serial seja conectado à rede e acessado de qualquer lugar, inclusive da Internet.
Os servidores seriais também são conhecidos como servidores de porta serial ou redirecionadores de porta.
Definirtec explica Serial Server
Um servidor serial é basicamente um servidor que transforma qualquer dispositivo serial em um dispositivo compatível com Ethernet que pode ser usado em uma rede. Por exemplo, uma impressora antiga sem capacidade de rede que tradicionalmente só funcionava quando conectada à porta COM de um computador pode ser transformada em uma impressora em rede e controlada de qualquer lugar conectando-a a um servidor serial, que, por sua vez, está conectado a a rede por meio de cabos Ethernet. Isso é conseguido pelo servidor serial através da criação de portas seriais virtuais (que possuem hardware de conector de porta serial real, apenas a interface é virtual) que imita a porta do PC, enganando o dispositivo fazendo-o pensar que está conectado a uma. O servidor serial faz a atribuição necessária do endereço IP e das portas TCP à porta serial virtual para que os dispositivos e usuários possam se comunicar com o dispositivo serial conectado ao servidor, bem como rotear o tráfego para o dispositivo serial correto.
Um servidor serial pode ser um dispositivo muito simples que não oferece nenhuma autenticação e segurança, e existe simplesmente para conectar o dispositivo serial à rede, ou pode ser um dispositivo complexo que oferece muitas funcionalidades semelhantes às de switches e roteadores Ethernet . Dispositivos sem segurança ou autenticação são usados em situações onde os dados e o acesso a dispositivos seriais não são um problema de segurança, como em cenários de escritório local envolvendo uma impressora. Por outro lado, servidores seriais mais sofisticados com criptografia completa e autenticação múltipla são usados em situações sensíveis onde a segurança é importante, como controlar remotamente sistemas críticos como sistemas de controle de ambiente, mecanismos de controle de fábrica e outras aplicações industriais onde a segurança é fundamental.
Dependendo do modelo, um servidor serial pode fazer interface com impressoras simples, telas de grande formato, máquinas de montagem robótica, equipamentos médicos, sensores e outros equipamentos industriais que originalmente só podiam fazer interface através da porta serial.