Servidor secundário

Definição – o que significa servidor secundário?

Um servidor secundário é um tipo de servidor que atua como um complemento ao servidor primário e é usado para uma variedade de serviços. Ele possui os mesmos recursos e capacidades do servidor principal e atua como um segundo ponto de contato ou ponto de contato substituto caso o servidor principal esteja indisponível, ocupado ou sobrecarregado.

Um servidor secundário também pode ser chamado de servidor escravo.

Definirtec explica o servidor secundário

Um servidor secundário é usado principalmente para fornecer uma fonte alternativa para os serviços fornecidos pelo servidor primário. Um servidor secundário pode ser usado para diferentes serviços, como servidor DNS, servidor de aplicativos, servidor de armazenamento e muito mais.

Por exemplo, dentro da infraestrutura do servidor DNS, um servidor secundário fornece os mesmos serviços que o servidor primário, mas atende a diferentes solicitações de zona. Dessa forma, as consultas DNS podem ser resolvidas muito mais rapidamente do que se atendidas pelo servidor primário. Um servidor secundário costuma ser confundido com um servidor de backup, mas, na realidade, o último é na verdade um tipo de implementação de um servidor secundário.