Definição – o que significa servidor Linux?
Um servidor Linux é uma variante eficiente e poderosa do sistema operacional (SO) de código aberto Linux. Os servidores Linux são construídos para atender aos requisitos cada vez maiores de aplicativos de negócios, como administração de sistema e rede, serviços da Web e gerenciamento de banco de dados.
Os servidores Linux costumam ser preferidos a outros sistemas operacionais de servidor devido à sua reputação de segurança, consistência e flexibilidade. Alguns exemplos de sistemas operacionais de servidor Linux são CentOS, Ubuntu Server, Gentoo, Debian, Slackware e assim por diante. Linux é considerado a melhor opção para servidores operacionais porque não há necessidade de uma interface gráfica de usuário; todos os comandos podem ser executados via prompt de comando. Isso ajuda os usuários a obter o desempenho máximo do sistema.
Definirtec explica o servidor Linux
Alguns dos benefícios do Linux são os seguintes:
- Estabilidade: Não há necessidade de reinicializações periódicas para manter os níveis de eficiência. Os sistemas Linux, se configurados com precisão, geralmente podem operar até falha de hardware ou desligamento do sistema.
- Eficiência: Linux oferece alto desempenho consistente em redes e servidores. Ele tem a capacidade de gerenciar grandes volumes de usuários, bem como conexões paralelas.
- Segurança: o Linux oferece segurança de alto nível. Firewalls eficientes, bem como sistemas versáteis de permissão de acesso a arquivos, evitam acessos indesejados ou vírus.
- Rede: fornece recursos de rede excepcionais. Além de ser seguro, é personalizável para vários aplicativos.
- Flexibilidade: por ser de código aberto, o código-fonte está prontamente disponível para todos os usuários. Os usuários podem personalizá-lo de acordo com seus requisitos.
- Suporte Técnico: O Linux oferece alguns dos melhores suportes técnicos disponíveis. Ele está sendo usado por vários consultores e distribuidores comerciais, bem como por uma comunidade ativa de desenvolvedores.
- Multitarefa: Multitarefa, ou a capacidade de executar vários programas ou tarefas simultaneamente, é suportada pelo Linux.
- Sem tempo de inatividade: praticamente todas as atualizações são aplicadas sem colocar o sistema offline. Além disso, os servidores executados em Linux raramente exigem uma reinicialização para corrigir erros ou concluir atualizações. Isso significa praticamente nenhum tempo de inatividade.
- Código-fonte livremente distribuído: um grande número de desenvolvedores revisou, e ainda está revisando, o código-fonte do Linux. Portanto, a eficiência está sempre aumentando, o que leva ao aprimoramento do desempenho, à eliminação de bugs e ao aumento da segurança.