Definição – O que significa Internet Security and Acceleration Server (ISA Server)?
Um servidor de segurança e aceleração de Internet (servidor ISA) é um servidor que fornece soluções de firewall organizacional e cache da Web para Windows, juntamente com conectividade de Internet segura, rápida e gerenciável.
O ISA ajuda a implementar a política de segurança comercial de uma organização por meio de suas ferramentas administrativas, que ajudam a regular o uso com base no grupo de usuários, aplicativo, destino, programação e critérios de conteúdo. Sua plataforma extensível oferece redundância de hardware e balanceamento de carga e permite o uso eficiente de recursos de rede por meio de seus sofisticados mecanismos de cache.
Definirtec explica Internet Security and Acceleration Server (ISA Server)
O servidor ISA é membro do servidor corporativo .NET. Ele vem em uma edição padrão e corporativa. Enquanto a edição padrão pode ser usada como um servidor autônomo (com suporte para até quatro processadores) para organizações com menos acesso à Internet, a edição corporativa é usada para implantação em grande escala devido às suas funcionalidades adicionais.
O servidor ISA usa as seguintes tecnologias para seus serviços:
- Serviço Microsoft Firewall para rastrear todo o tráfego em nível de pacote, circuito e aplicativo
- Um proxy da Web para armazenar e servir conteúdo da Web acessado regularmente para reduzir o tráfego da rede e fornecer acesso mais rápido a páginas da Web acessadas com frequência
- Tradução segura de endereços de rede para fornecer transparência de endereços para clientes em rede
- Cache de RAM e Protocolo de Roteamento de Matriz de Cache para cache avançado
- Filtragem de pacotes de protocolo de Internet dinâmico para abrir portas apenas quando necessário, reduzindo assim o risco de ataques externos
- Rede virtual privada para encapsular dados privados em uma rede pública
- Alertas para notificar os administradores sobre eventos de rede suspeitos
Cada uma dessas tecnologias ISA pode ser aplicada individualmente ou em conjunto para atender aos desafios de desempenho e segurança enfrentados pelas filiais da empresa em termos de acesso às informações armazenadas na rede da matriz com segurança, confiabilidade e acessibilidade aprimoradas.