Definição – o que significa Network Access Server (NAS)?
Um servidor de acesso à rede (NAS) é um tipo de servidor que fornece aos usuários internos ou conectados remotamente uma rede externa mais ampla e / ou a Internet. Ele gerencia centralmente e dá aos usuários conectados a capacidade de receber um conjunto de serviços habilitados para rede, enquanto atua como o único ponto de acesso ou gateway para recursos de rede.
NAS também é conhecido como servidor de acesso remoto (RAS) ou gateway de acesso à mídia.
Definirtec explica Network Access Server (NAS)
Os provedores de serviços de Internet (ISP) usam NAS para fornecer acesso à Internet a seus usuários remotos. NAS funciona permitindo conexões simultâneas entre vários usuários remotos por meio de uma conexão dial-up, meio com / sem fio ou várias interfaces de conectividade analógica / digital com suporte. Após a autenticação bem-sucedida do usuário, o acesso à Internet é concedido.
NAS também mantém sessões de usuário, gerenciamento de recursos de rede, balanceamento de carga e outros processos de gerenciamento / otimização de rede. Em uma configuração corporativa, NAS atua como um servidor de provisionamento para serviços especializados habilitados para rede, como Voice over Internet Protocol (VoIP), Fax over Internet Protocol (FoIP) e webconferência.