Definição – o que significa serviço do Windows?
Um serviço do Windows é um aplicativo que normalmente atende a uma função central do sistema operacional em execução em segundo plano e não possui interface de usuário. O sistema operacional Windows usa esses aplicativos ou serviços para fazer o que um sistema operacional faz, como gerenciar conexões de rede, reproduzir som, fornecer funcionalidade do sistema de arquivos, fornecer segurança e autenticação, exibir cores e interagir com o usuário por meio da GUI.
Definirtec explica o serviço do Windows
Os serviços do Windows são os componentes principais do sistema operacional que gerenciam tudo, desde o gerenciamento de memória e dispositivos até o gerenciamento de aplicativos de terceiros e as credenciais e preferências do usuário, semelhantes ao daemon Unix. Esses serviços podem ser iniciados automaticamente com o sistema operacional ou manualmente quando aplicativos específicos precisam do serviço e podem até ser desativados. No entanto, os serviços principais, como o Service Control Manager, não podem ser desabilitados e o acesso a ele é restrito apenas ao SO.
A família de sistemas operacionais Windows NT possui vários serviços, que são agrupados em três categorias ou contas de usuário: Sistema, Serviço de Rede e Serviço Local. Como os nomes sugerem, esses serviços controlam aplicativos e ações pertencentes às suas respectivas categorias. Existem também serviços de terceiros que são instalados junto com os aplicativos que precisam deles; exemplos disso são aplicativos de segurança de terceiros e software de proteção contra vírus / malware, que instalam seu próprio serviço em execução constante para monitorar ativamente o sistema, geralmente consumindo recursos valiosos do sistema.
A seguir estão algumas características dos serviços do Windows:
- Sempre correndo
- Sem IU
- São executados em uma sessão separada do Windows, portanto, estão disponíveis para todos os usuários
- Oferecer ações de recuperação