Definição – O que significa Enhanced Messaging Service (EMS)?
O serviço avançado de mensagens (EMS) é um serviço de mensagens com recursos mais avançados do que o serviço de mensagens curtas (SMS), mas um pouco menos avançado do que o serviço de mensagens multimídia (MMS). O EMS permite que os usuários forneçam e recebam toques especiais e efeitos sonoros, logotipos de operadoras, animações simples e imagens de e para aparelhos que são compatíveis com a funcionalidade EMS. Ele também permite que os usuários enviem e recebam mensagens em formatos de texto especiais, como itálico ou negrito.
O EMS foi iniciado por um empreendimento intersetorial envolvendo Ericsson, Alcatel, Samsung, Motorola e Siemens, entre outros.
Definirtec explica Enhanced Messaging Service (EMS)
O EMS funciona de forma semelhante ao SMS como um sistema de armazenamento e encaminhamento. Como o MMS, ele permite aos usuários anexar gráficos, bem como combinar várias mensagens de 160 caracteres para formar mensagens mais longas. No entanto, ao contrário do MMS, que suporta imagens coloridas, o EMS só pode lidar com monocromático. Além disso, ao contrário do MMS, o EMS não exige que as operadoras de celular atualizem sua infraestrutura de mensagens ou desenvolvam uma nova estrutura de faturamento.
As mensagens EMS enviadas para dispositivos não compatíveis são exibidas em formato de texto. No entanto, essas mensagens podem não ser legíveis, porque dados adicionais estão presentes no formato EMS que não podem ser decodificados pelo dispositivo não compatível.
O surgimento do MMS, os problemas de interoperabilidade e a falta de suporte de muitas operadoras sem fio levaram à obsolescência precoce do EMS.