Definição – O que significa Network Information Service (NIS)?
Network Information Service (NIS) é um protocolo de serviço de diretório cliente-servidor usado para sistemas distribuídos para manter dados consistentes e arquivos de configuração em uma rede. Ele foi inicialmente desenvolvido pela Sun Microsystems para centralizar a administração de sistemas Unix. Posteriormente, ele se tornou um padrão da indústria que foi adotado por todos os principais fornecedores de Unix.
Definirtec explica o Network Information Service (NIS)
Um sistema de informações de rede é um sistema cliente-servidor baseado em chamada de procedimento remoto que permite que um grupo de máquinas em um domínio NIS compartilhe um conjunto comum de arquivos de configuração. Isso permite que os administradores de sistema configurem sistemas cliente NIS com o mínimo de dados de configuração e adicionem, removam ou alterem dados de configuração de um único local.
O ambiente de serviço de informações de rede envolve clientes e servidores agrupados logicamente em um domínio com características específicas definidas em bancos de dados ou mapas que especificam informações como nomes de usuário, senhas e nomes de host. Os três tipos de hosts em um serviço de informações de rede são servidores principais, servidores clientes e clientes. Os servidores atuam como um repositório central para informações de configuração do host. Os servidores master têm a cópia master das informações, enquanto os servidores slave espelham essas informações para redundância. Os servidores são compartilhados e os clientes dependem deles para obter informações. Os arquivos do host, a senha mestre e os grupos são compartilhados por meio do serviço de informações da rede. O cliente consulta o servidor NIS quando requer informações encontradas nos arquivos locais.
O servidor mestre pode ser acessado pelo administrador do sistema. Os servidores principais são extremamente estáveis, para que os sistemas que deles dependem possam ter a garantia de um serviço ininterrupto. Eles também podem ser acessados pela maioria dos sistemas da rede. Se houver um grande número de hosts, o servidor mestre pode estar sobrecarregado; se houver apenas alguns hosts, cada host pode acessar facilmente o servidor mestre diretamente.
Em caso de falha da rede ou do servidor mestre, os servidores escravos assumem a função de backup. Quanto maior o número de servidores escravos, menos tempo o cliente precisará esperar por uma resposta de um servidor. Cada domínio tem pelo menos um servidor escravo. Os servidores escravos são balanceados para obter o nível necessário de disponibilidade e tempo de resposta, sem adicionar a despesa de cópia de dados para muitos sistemas. Para garantir o equilíbrio da carga, hosts adicionais podem ser designados como servidores escravos.
A maioria dos hosts em um domínio NSI são clientes. Eles executam o daemon ypbind, permitindo que o processo do cliente obtenha informações dos servidores, consulte os servidores para receber informações da conta do usuário e do sistema e faça uso de chamadas de procedimento remoto para acessar informações do sistema em um mapa. O servidor pesquisa o banco de dados local com base na solicitação e retorna as informações necessárias. Um servidor NIS localiza um servidor transmitindo em redes conectadas à máquina cliente. A velocidade da rede afeta o tempo de resposta.