Definição – O que significa Serializer / Deserializer (SerDes)?
Um serializador / desserializador (SerDes) é um circuito integrado ou dispositivo usado em comunicações de alta velocidade para converter entre dados seriais e interfaces paralelas em ambas as direções. Um SerDes é usado em uma variedade de aplicações e tecnologias, onde seu objetivo principal é fornecer transmissão de dados em uma linha única ou diferencial, minimizando o número de pinos de E / S e conexões. Resumindo, ele converte dados paralelos em dados seriais para que eles possam viajar por meio de mídia que não suporta dados paralelos ou é usado para economizar largura de banda.
Definirtec explica Serializer / Deserializer (SerDes)
Um chip SerDes facilita a transmissão entre dois pontos que usam dados paralelos em fluxos seriais, reduzindo o número de caminhos de dados necessários para a transmissão. Isso diminui o número de pinos de conexão necessários, de modo que os fios e conectores podem ser mantidos pequenos e finos. No lado do transmissor, os dados paralelos são convertidos em dados seriais, enquanto no lado do receptor acontece o contrário. A maioria dos dispositivos SerDes são totalmente capazes de operação full-duplex, então a conversão de dados ocorre em ambas as direções simultaneamente. Os chips SerDes são usados em roteadores sem fio, sistemas Gigabit Ethernet, aplicativos de armazenamento e sistemas de comunicação de fibra óptica.
A função SerDes básica tem dois blocos: o bloco Parallel In Serial Out (PISO) ou conversor paralelo-serial e o bloco Serial In Parallel Out (SIPO) ou conversor serial-paralelo. Cada extremidade de um link de comunicação possui um SerDes com esses dois blocos fundamentais; o bloco PISO é usado para transmissão e o bloco SIPO é usado para recepção.
Os chips SerDes estão disponíveis em várias arquiteturas:
- Relógio paralelo – usado para serializar uma entrada de barramento paralelo junto com endereços de dados e sinais de controle. Um relógio de referência é usado para sincronizar o fluxo de dados, que tem uma tolerância de jitter no serializador de 5–10 ps rms.
- Relógio integrado – serializa os dados e o relógio em um único fluxo. Um ciclo de clock é transmitido primeiro, seguido pelos dados reais, criando uma borda ascendente periódica no início do fluxo de dados.
- 8b / 10b SerDes – Isso mapeia os dados para um código de 10 bits antes da serialização. O desserializador faz uso do relógio de referência para monitorar o relógio recuperado do fluxo de bits.
- Bit intercalado – multiplexa vários fluxos de dados seriais mais lentos em fluxos mais rápidos, enquanto o receptor desmultiplexa os fluxos mais rápidos de volta em vários fluxos mais lentos.