Definição – o que significa sequestro de domínio?
O sequestro de domínio é amplamente definido como uma tentativa de transferir a propriedade ou o controle de um domínio de seu legítimo proprietário. O sequestro de domínio geralmente envolve uma solicitação de transferência de registrador fraudulenta ou uma alteração falsa no registro de um domínio. Esse tipo de atividade geralmente prejudica o proprietário legítimo do domínio.
Definirtec explica o sequestro de domínio
O sequestro de domínio também pode ser chamado de falsa alegação de pirataria cibernética. Com o sequestro de domínio, um sequestrador geralmente procura usar um domínio para seus próprios fins. Isso inclui práticas de phishing elaboradas, em que os sequestradores constroem sites que induzem os usuários a pensar que estão no site de uma marca confiável ou de outra parte. Os sequestradores podem então programar esses sites para coletar dados sobre os visitantes.
Uma tendência significativa no sequestro de domínio está relacionada às marcas registradas e à web. Com o sequestro de domínio, aqueles que adquirem domínios de maneira incorreta ou falsa podem estar adquirindo domínios que se associam especificamente a uma marca ou marca registrada. Uma prática semelhante, chamada de sequestro reverso de domínio, ocorre quando o detentor de uma marca registrada tenta fortalecer outros detentores de domínio. No simples sequestro de domínio, é mais comum um ator desonesto coletar domínios que podem estar relacionados a uma marca registrada ou marca.