Definição – o que significa sequestro de DNS?
O sequestro de DNS é uma exploração maliciosa em que um hacker ou outra parte redireciona os usuários por meio do uso de um servidor DNS desonesto ou outra estratégia que altera o endereço IP para o qual um usuário da Internet é redirecionado. O sequestro de DNS pode deixar os usuários sem saber para onde estão indo em termos de uso de servidores específicos durante uma sessão de Internet.
Definirtec explica o sequestro de DNS
O sequestro de DNS envolve mudanças em um servidor de nome de domínio (DNS), que traduz nomes de domínio legíveis por humanos em endereços IP. Como o nome indica, o “sequestro” significa que um usuário é direcionado a um servidor final diferente.
Na pior das hipóteses, isso pode levar a várias práticas fraudulentas, como phishing ou coleta de dados, em que os dados são coletados de maneiras desonestas. Uma versão “mais suave” do sequestro de DNS é quando um ISP redireciona um usuário para outra página para gerar receita de anúncios. Por exemplo, ao digitar um URL incorreto, em vez de obter um erro de DNS, o usuário pode ir para a página de pesquisa do ISP onde o ISP está sendo pago para enviar o tráfego.