Definição – o que significa sensor de proximidade?
Um sensor de proximidade é um sensor eletrônico que pode detectar a presença de objetos em sua vizinhança sem nenhum contato físico real. Para detectar objetos, o sensor de proximidade irradia ou emite um feixe de radiação eletromagnética, geralmente na forma de luz infravermelha, e detecta o reflexo para determinar a proximidade ou distância do objeto do sensor.
Definirtec explica sensor de proximidade
Os sensores de proximidade são comumente usados em aplicações industriais, desde a fabricação e produção de alimentos até a reciclagem. Eles também são usados em veículos para detectar a proximidade de outros veículos em relação ao próprio carro, bem como para funções de auxílio ao estacionamento. Em dispositivos móveis, principalmente telefones, o sensor de proximidade é usado para detectar se o rosto do usuário está próximo ao telefone durante uma ligação, fazendo com que a tela desligue para evitar toques falsos na tela sensível ao toque.
Existem muitos tipos de sensores de proximidade e eles usam diferentes métodos de detecção. Por exemplo, os sensores capacitivos e fotoelétricos são mais adequados para alvos de plástico e orgânicos, enquanto os sensores de proximidade indutivos só podem detectar alvos de metal.
Abaixo estão alguns dos tipos de sensores de proximidade:
- Capacitivo
- Indutivo
- efeito Doppler
- Radar
- Sonar
- efeito de Hall
- Infravermelho
- Fotocélula