Definição – o que significa sensor de fibra óptica?
Um sensor de fibra ótica é um dispositivo de detecção que usa tecnologia de fibra ótica para medir quantidades físicas, como temperatura, pressão, deformação, tensões e aceleração, para citar alguns. Em particular, ele usa uma fibra óptica como elemento sensor, chamado de sensor intrínseco, ou para transportar sinais do sensor remoto para o módulo de processamento de sinal (sensor extrínseco). Os sensores de fibra óptica são imunes à interferência eletromagnética e podem lidar com condições extremas, por isso estão ganhando popularidade como o sensor preferido de muitos setores.
Definirtec explica sensor de fibra óptica
Os sensores usam fibras ópticas de maneiras diferentes, dependendo da aplicação das primeiras. Principalmente, uma fibra óptica é usada devido ao seu tamanho pequeno ou porque tem pouca ou nenhuma necessidade de energia no local remoto. Outra razão, no entanto, é que muitos sensores podem ser multiplexados ao longo do comprimento da fibra usando uma mudança de comprimento de onda de luz diferente para cada sensor ou detectando o tempo que leva para a luz viajar ao longo da fibra através de cada sensor diferente.
Se a mudança de comprimento de onda for usada, isso pode ser detectado e calculado com o uso de um instrumento que implementa refletometria de domínio de frequência óptica. A detecção de atraso de tempo, por outro lado, requer um dispositivo que usa um refletômetro óptico no domínio do tempo.
Para criar um sensor de temperatura, utiliza-se uma fibra óptica com propriedade de perda evanescente que varia com a temperatura ou analisa-se o espalhamento Raman produzido na fibra pela temperatura. Para medir tensões elétricas, efeitos ópticos não lineares são detectados em fibras especialmente dopadas que alteram sua polarização de luz em função do campo elétrico.