Definição – o que significa senha forte?
Uma senha forte é aquela que resiste ao acesso fácil por meio de tentativas e suposições. Muitos sistemas de TI têm requisitos para senhas fortes, onde os usuários podem ter que inserir senhas mais complicadas para evitar o acesso não autorizado. Senhas fortes podem ajudar a proteger não apenas contas de usuários individuais, mas sistemas hospedados abrangentes.
Definirtec explica senha forte
Existem muitos componentes em uma estratégia de senha forte. Os mais básicos envolvem comprimento e diversidade. Uma senha mais longa é inerentemente mais forte porque contém mais caracteres e há mais permutações envolvidas. Adicionar um requisito para letras maiúsculas e minúsculas, números ou símbolos especiais também torna as senhas mais fortes. Para um exemplo básico, uma senha genérica de quatro caracteres como “1234” pode ser facilmente adivinhada, e usuários fraudulentos ou hackers podem usá-la para invadir um sistema. Uma senha mais forte pode envolver as abordagens acima para um resultado como “1two34!” o que será muito mais difícil de adivinhar.
Embora as senhas fortes ajudem a proteger os sistemas, as abordagens mais recentes estão ganhando popularidade. Um grande exemplo é a biometria. Ao adicionar entrada biométrica, os administradores de sistema podem ter mais confiança de que estão permitindo que apenas partes legítimas acessem o sistema. Alguns administradores de TI também começaram a adicionar mais abordagens de canal como autenticação fora de banda, onde várias partes de senhas podem ser enviadas para diferentes dispositivos, por exemplo, um laptop e um telefone celular através de diferentes redes de telecomunicações.