Definição – O que significa Semântica Denotacional?
Na ciência da computação, a semântica denotacional é uma abordagem para fornecer significado matemático a sistemas e linguagens de programação. Em outras palavras, a semântica denotacional é uma técnica formal para expressar a definição semântica de uma linguagem de programação.
Desenvolvida na década de 1960 na Universidade de Oxford pelo Grupo de Pesquisa em Programação de Christopher Strachey, a metodologia compreende elegância notacional e rigor matemático. Embora inicialmente projetada como uma ferramenta de análise, a semântica denotacional tem sido usada como uma ferramenta para implementação e design de linguagem.
Definirtec explica a Semântica Denotacional
Na semântica denotacional, a ideia básica é mapear cada entidade sintática associada a uma linguagem de programação em alguma forma de entidade matemática, traduzindo construções de linguagem de programação em objetos matemáticos.
A definição semântica denotacional tem cinco partes:
- Equações semânticas
- Categorias sintáticas
- Funções semânticas
- Forma normal de Backus (BNF) definindo a estrutura das categorias sintáticas
- Domínios de valor
A semântica denotacional foi desenvolvida para linguagens modernas que possuem recursos como exceções e simultaneidade. Uma das características importantes da semântica denotacional é que a semântica deve ser composicional, o que significa que a denotação de uma frase de programação pode ser construída a partir das denotações de suas subfrases.
Existem algumas vantagens distintas associadas à semântica denotacional. É o mecanismo mais fácil para descrever o significado de programas menores em comparação com outras alternativas. A semântica denotacional é capaz de explicar o estado em programas. No entanto, a semântica denotacional tende a ser muito complexa para descrever recursos avançados, como instruções goto e recursões.