Definição – O que significa 4G (Fourth Generation Wireless)?
Sem fio de quarta geração (4G) é uma abreviatura para a quarta geração de padrões sem fio celulares e substitui a terceira geração de comunicações móveis de banda larga. Os padrões para 4G, definidos pelo setor de rádio da International Telecommunication Union (ITU-R), são denominados International Mobile Telecommunications Advanced (IMT-Advanced).
Espera-se que um sistema de celular IMT-Advanced forneça aos usuários de serviços móveis largura de banda superior a 100 Mbps, o suficiente para suportar conteúdo multimídia de streaming de alta qualidade. As tecnologias 3G existentes, geralmente com a marca Pre-4G (como WiMAX móvel e 3G LTE), ficam aquém desse requisito de largura de banda. A maioria das implementações com a marca 4G não está em conformidade com o padrão IMT-Advanced completo.
Definirtec explica a quarta geração sem fio (4G)
A premissa por trás da oferta de serviço 4G é entregar uma solução abrangente baseada em IP, onde aplicativos e serviços de multimídia podem ser entregues ao usuário a qualquer hora e em qualquer lugar com uma alta taxa de dados, qualidade premium de serviço e alta segurança.
Mobilidade e interoperabilidade contínuas com os padrões sem fio existentes são cruciais para a funcionalidade das comunicações 4G. As implementações envolverão novas tecnologias, como femtocell e picocell, que atenderão às necessidades dos usuários móveis onde quer que estejam e liberarão recursos de rede para usuários em roaming ou em áreas de serviço mais remotas.
Dois padrões concorrentes foram apresentados em setembro de 2009 como candidatos de tecnologia para consideração do ITU-R:
- LTE Advanced – conforme padronizado pelo 3GPP
- 802.16m – conforme padronizado pelo IEEE
Esses padrões visam ser:
- Espectralmente eficiente
- Capaz de alocar dinamicamente recursos de rede em uma célula
- Capaz de suportar uma transferência suave
- Capaz de oferecer alta qualidade de serviço (QoS)
- Com base em uma rede comutada por pacotes totalmente IP
WiMax é apontado como a primeira oferta 4G. É uma tecnologia de acesso de banda larga sem fio baseada em IP, também conhecida como IEEE 802.16. Os serviços WiMax oferecem aos clientes residenciais e empresariais conectividade básica com a Internet.
As implementações atuais de WiMAX e LTE são amplamente consideradas uma solução temporária que oferece um impulso considerável, enquanto o WiMAX 2 (com base na especificação 802.16m) e o LTE Advanced são finalizados. Ambas as tecnologias visam atingir os objetivos traçados pela UIT, mas ainda estão longe de serem implementadas.