Seis sigma

Definição – O que significa Six Sigma?

Six Sigma é uma técnica de gerenciamento de negócios originalmente formulada pela Motorola USA em 1986. Six Sigma visa melhorar a qualidade dos resultados dos processos, isolando e eliminando as causas dos defeitos, minimizando assim a variabilidade nos processos de fabricação e negócios.

Seis Sigma aplica um grupo de técnicas de gestão da qualidade e cria uma infraestrutura especial de recursos humanos dentro da organização (como black belts ou laranja belts) que são profissionais nessas técnicas. Cada projeto Six Sigma implementado dentro de uma organização obedece a uma certa sequência de etapas e tem metas financeiras quantificadas, como redução de custos ou otimização de lucros.

Definirtec explica Six Sigma

O termo Six Sigma vem de expressões associadas à indústria e à representação estatística de processos industriais.

Six Sigma é focado na melhoria de processos. Tudo o que os clientes veem de uma empresa são resultados de um conjunto de processos de negócios. Na verdade, pode-se dizer que uma empresa Six Sigma vê os resultados ruins como sintomas de processos mal projetados que produzem erros de processo. As metodologias Six Sigma fornecem uma compreensão quantitativa da relação entre as saídas e as entradas dos processos. A fórmula básica é simples: a saída de um processo é uma função de um conjunto de entradas de um processo (Y = f (x’s)). Uma extensão desta fórmula é a seguinte:

Y = f (x1, x2, …, xk)

Onde Y é a saída e os Xs são as entradas – em outras palavras, “Y é uma função dos Xs.”

O foco principal do Six Sigma é dinheiro. Uma empresa pode criar dinheiro de três maneiras: crescimento da linha de base (produtividade), crescimento da linha de frente (crescimento) e liberando dinheiro. Portanto, todos os projetos Seis Sigma devem estar ligados à estratégia organizacional e direcionados para atingir as metas de crescimento, metas de caixa e metas de produtividade.