A segurança móvel, também conhecida como segurança sem fio, é a proteção dos dispositivos móveis contra acesso não autorizado, roubo ou outra atividade maliciosa. Os dispositivos móveis incluem laptops, smartphones, tablets e outros dispositivos portáteis.
Há várias ameaças aos dispositivos móveis que podem comprometer a segurança do dispositivo e dos dados que ele contém. Essas ameaças podem vir de várias fontes, incluindo software malicioso (malware), vírus e hackers.
O malware é um tipo de software especificamente concebido para danificar ou desactivar um dispositivo móvel. O malware pode ser instalado em um dispositivo sem o conhecimento ou consentimento do usuário, e pode ser difícil de remover.
Os vírus são semelhantes ao malware, mas são frequentemente espalhados através de e-mail, mensagens de texto, ou outros meios de comunicação electrónica. Os hackers também podem obter acesso a um dispositivo móvel através de uma variedade de meios, incluindo “quebrar a cadeia” ou “enraizar” o dispositivo, ou usando um ataque de “força bruta” para adivinhar a senha do usuário.
Há uma série de medidas que podem ser tomadas para proteger os dispositivos móveis destas ameaças. Essas medidas incluem a instalação de software de segurança no dispositivo, usando uma senha segura, e fazer backup dos dados regularmente. Você pode saber se o seu telefone está invadido? Se você acha que seu telefone pode ter sido hackeado, há alguns sinais que você pode procurar.
1. comportamento inesperado ou estranho. Isto pode incluir ligar ou desligar o seu telefone sozinho, aplicações a abrir ou fechar sozinhas, ou mudanças repentinas na vida da bateria.
2. Mensagens de texto inusitadas ou inesperadas. Se você começar a receber mensagens de texto estranhas ou que não fazem sentido, é possível que o seu telefone tenha sido invadido.
3. Mudanças no comportamento do seu telefone. Se o seu telefone começar a agir de forma diferente do habitual, é possível que tenha sido pirateado. Isto pode incluir mudanças na forma como o telefone funciona, ou novos aplicativos que você não instalou aparecendo no seu telefone.
4. Aumento do uso de dados. Se você notar que seu telefone está usando mais dados do que o normal, é possível que seu telefone tenha sido hackeado.
5. Cobranças desconhecidas na sua conta. Se você vir cobranças na sua conta telefônica que você não reconhece, é possível que seu telefone tenha sido hackeado.
Se reparar em algum destes sinais, é possível que o seu telefone tenha sido pirateado. Se está preocupado que o seu telefone possa ter sido pirateado, deve contactar a sua operadora ou fabricante para ver se eles o podem ajudar.
Quais são os diferentes tipos de segurança móvel?
A segurança móvel é a proteção de dispositivos portáteis como smartphones, laptops e tablets contra acesso não autorizado, malware e outras ameaças. Existem vários tipos diferentes de segurança móvel, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens.
Um tipo de segurança móvel é a segurança ao nível do dispositivo, que envolve proteger o próprio dispositivo contra acesso não autorizado e malware. Isto pode ser feito através de uma série de métodos diferentes, tais como proteção por senha, autenticação biométrica (como a varredura de impressões digitais) e criptografia.
Outro tipo de segurança móvel é a segurança ao nível da rede, que envolve a protecção do dispositivo contra ameaças que vêm de fora da rede, tais como vírus e ataques de phishing. Isto pode ser feito através de vários métodos diferentes, tais como firewalls, software antivírus e filtros de spam.
Finalmente, a segurança em nível de aplicativo é um tipo de segurança móvel que envolve a proteção do dispositivo contra o acesso malicioso ou não autorizado a aplicativos específicos. Isto pode ser feito através de uma série de métodos diferentes, tais como lista branca de aplicativos, sandboxing de aplicativos e assinatura de aplicativos. Quais são os problemas de segurança móvel? As questões de segurança móvel podem ser divididas em três categorias amplas:
1.
Segurança física: Isto inclui garantir que os dispositivos móveis são fisicamente seguros, por exemplo, mantendo-os numa sala fechada ou num cacifo quando não estão a ser utilizados. Também inclui a garantia de que os dados armazenados em dispositivos móveis são encriptados e que os próprios dispositivos são resistentes a adulterações físicas.
2. 2. Segurança de rede: Isto inclui a garantia de que os dispositivos móveis só são capazes de se ligar a redes confiáveis, e que os dados transmitidos através dessas redes são encriptados. Também inclui a garantia de que as próprias redes são seguras, por exemplo, usando firewalls e sistemas de detecção de intrusão.
3. segurança das aplicações: Isto inclui garantir que as aplicações instaladas em dispositivos móveis são seguras, por exemplo, instalando apenas aplicações de fontes confiáveis. Também inclui a garantia de que os dados transmitidos por essas aplicações são criptografados e que as próprias aplicações são resistentes à adulteração. Qual a melhor segurança móvel? Não há uma resposta única para esta pergunta, pois a melhor solução de segurança móvel irá variar dependendo das necessidades e requisitos específicos do indivíduo ou organização. No entanto, algumas das soluções de segurança móvel mais populares incluem software de gestão de dispositivos móveis (MDM), software antivírus móvel, e aplicações de segurança móvel.