Definição – o que significa segurança física?
A segurança física descreve as medidas destinadas a garantir a proteção física dos ativos de TI, como instalações, equipamentos, pessoal, recursos e outras propriedades contra danos e acesso físico não autorizado. Medidas de segurança física são tomadas para proteger esses ativos de ameaças físicas, incluindo roubo, vandalismo, incêndio e desastres naturais.
Definirtec explica a segurança física
A segurança física costuma ser a primeira preocupação em instalações com alta concentração de ativos, especialmente aquelas usadas em sistemas críticos para processos de negócios. A segurança física é especialmente importante para os recursos de TI, pois sua operação adequada exige que os ativos de hardware e a infraestrutura em que estão sendo executados sejam mantidos longe de qualquer coisa que possa prejudicar seu funcionamento. Isso inclui adulteração por pessoal não autorizado e eventos imprevistos, como acidentes e desastres naturais.
Existem duas fases de segurança física:
- Dissuasão: Métodos e medidas destinadas a dissuadir invasores e intrusos ou evitar que eventos naturais e acidentes afetem os ativos protegidos. O método simples para isso é através do uso de barreiras físicas e sinais. Os sinais servem como um aviso a qualquer intruso de que suas ações causarão danos físicos ou processo judicial. As barreiras físicas têm o objetivo de impedir o acesso total ou simplesmente para fornecer proteção contra fatores externos, como tempestades ou acidentes veiculares.
- Detecção: permite que o pessoal de segurança detecte e localize invasores em potencial usando equipamentos de vigilância como câmeras, sensores de movimento, luzes de segurança e pessoal como guardas de segurança e cães de guarda.