Definição – o que significa segurança de software?
A segurança do software é uma ideia implementada para proteger o software contra ataques maliciosos e outros riscos de hackers, para que o software continue a funcionar corretamente sob tais riscos potenciais. A segurança é necessária para fornecer integridade, autenticação e disponibilidade.
Definirtec explica a segurança do software
Qualquer comprometimento da integridade, autenticação e disponibilidade torna o software inseguro. Os sistemas de software podem ser atacados para roubar informações, monitorar conteúdo, introduzir vulnerabilidades e danificar o comportamento do software. Malware pode causar DoS (negação de serviço) ou travar o próprio sistema.
Estouro de buffer, estouro de pilha, injeção de comando e injeções de SQL são os ataques mais comuns ao software.
Ataques de estouro de buffer e pilha sobrescrevem o conteúdo do heap ou pilha, respectivamente, gravando bytes extras.
A injeção de comando pode ser obtida no código do software quando os comandos do sistema são usados predominantemente. Novos comandos do sistema são acrescentados aos comandos existentes pelo ataque malicioso. Às vezes, o comando do sistema pode interromper os serviços e causar DoS.
As injeções de SQL usam código SQL malicioso para recuperar ou modificar informações importantes dos servidores de banco de dados. As injeções de SQL podem ser usadas para ignorar as credenciais de login. Às vezes, as injeções de SQL buscam informações importantes de um banco de dados ou excluem todos os dados importantes de um banco de dados.
A única maneira de evitar esses ataques é praticar boas técnicas de programação. A segurança em nível de sistema pode ser fornecida usando firewalls melhores. O uso de detecção e prevenção de intrusão também pode ajudar a impedir que invasores acessem facilmente o sistema.