Segurança de rede local sem fio (segurança wlan)

Definição – O que significa Segurança de Rede Local Sem Fio (Segurança WLAN)?

Wireless local are network security (segurança WLAN) é um sistema de segurança projetado para proteger as redes contra violações de segurança às quais as transmissões sem fio são suscetíveis. Esse tipo de segurança é necessário porque os sinais de WLAN não têm limitações físicas e são propensos a acesso ilegítimo aos recursos de rede, resultando na vulnerabilidade de dados privados e confidenciais. As operações e a disponibilidade da rede também podem ser comprometidas no caso de uma violação de segurança da WLAN. Para resolver esses problemas, várias técnicas de autenticação, criptografia, invisibilidade e outras técnicas de controle administrativo são usadas nas WLANs. Em particular, as WLANs empresariais e corporativas exigem medidas de segurança adequadas para detectar, prevenir e bloquear piggybackers, bisbilhoteiros e outros intrusos.

Definirtec explica a segurança da rede local sem fio (WLAN Security)

A segurança continua sendo uma grande preocupação nas WLANs em todo o mundo. Embora as redes sem fio forneçam conveniência e flexibilidade, também aumentam a vulnerabilidade da rede. Ameaças à segurança, como acesso não autorizado, ataques de negação de serviço, spoofing de IP e MAC, sequestro de sessão e espionagem, podem ser problemas para WLANs. Para combater essas ameaças, várias técnicas padrão de autenticação e criptografia são combinadas com outros mecanismos de controle de acesso. Esses protocolos, dispositivos e técnicas coletivamente protegem a WLAN em um nível que iguala e até mesmo excede a segurança da LAN com fio.

Algumas das tecnologias empregadas na segurança WLAN incluem:

  • Wired Equivalent Privacy (WEP): Um padrão de criptografia antigo usado para superar ameaças à segurança. O WEP fornece segurança para a WLAN criptografando as informações transmitidas pelo ar de forma que apenas os receptores com a chave de criptografia correta possam descriptografar as informações.
  • WPA / WPA2 (WI-FI Protected Access): aprimorado no WEP com a introdução do Temporal Key Integrity Protocol (TKIP). Embora ainda use a criptografia RC4, o TKIP usa uma chave de criptografia temporal que é regularmente renovada, tornando mais difícil de roubar. Além disso, a integridade dos dados foi aprimorada com o uso de um mecanismo de hash mais robusto.
  • Sistemas de prevenção de intrusão sem fio / Sistemas de detecção de intrusão: A detecção e prevenção de intrusão se concentra nos níveis de radiofrequência (RF). Isso envolve varredura de rádio para detectar pontos de acesso invasores ou redes ad hoc para regular o acesso à rede. As implementações avançadas são capazes de representar visualmente a área da rede junto com as ameaças potenciais e têm recursos de classificação automática para que as ameaças possam ser facilmente identificadas.