Definição – O que significa Segurança de Emissão (EMSEC)?
A segurança de emissão (EMSEC) é uma análise da vulnerabilidade de um determinado sistema ao acesso não autorizado como resultado de problemas com emanações eletromagnéticas do hardware. Normalmente, a segurança de emissão é aplicada a sistemas de telecomunicações, redes de rádio, sistemas criptográficos ou outras instalações de comunicação semelhantes. A Emsec se desenvolveu ao longo do tempo como uma parte crítica da proteção de dados confidenciais no governo ou nas operações comerciais.
A segurança de emissão também pode ser chamada de segurança de emanação.
Definirtec explica Segurança de Emissão (EMSEC)
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos respondeu às questões relacionadas à segurança das emissões por meio do desenvolvimento de protocolos para proteger o hardware e conter as emanações. Praticamente todos os hardwares liberam energia eletromagnética e, por meio desse e de outros processos físicos, pode haver o risco de liberação de dados para terceiros não autorizados. Os sistemas que atendem aos padrões DOD foram projetados para serem resistentes ao acesso não autorizado. O termo TEMPEST é freqüentemente usado em um contexto civil para descrever os esforços de segurança de emissão, enquanto as comunicações militares podem se referir mais provavelmente aos procedimentos EMSEC.
Questões mais específicas abordadas pelo EMSEC incluem diafonia de cabos de par trançado, vazamento de sinais de radiofrequência e qualquer outra coisa relacionada à interceptação de comunicações transmitidas. Aqueles que estudam a segurança de emissão ou emanação podem estudar vários tipos de “bugs” ou equipamentos de escuta, a fim de entender como os sistemas podem ser protegidos.