Definição – o que significa segurança de banco de dados?
Segurança de banco de dados refere-se às medidas coletivas usadas para proteger e proteger um banco de dados ou software de gerenciamento de banco de dados contra uso ilegítimo e ameaças e ataques cibernéticos maliciosos.
Os procedimentos de segurança de banco de dados visam proteger não apenas os dados dentro do banco de dados, mas o sistema de gerenciamento de banco de dados e todos os aplicativos que o acessam contra invasão, uso indevido de dados e danos.
É um termo amplo que inclui uma infinidade de processos, ferramentas e metodologias que garantem a segurança em um ambiente de banco de dados.
Definirtec explica segurança de banco de dados
A segurança do banco de dados cobre e reforça a segurança em todos os aspectos e componentes dos bancos de dados. Isso inclui:
- Dados armazenados em banco de dados.
- Servidor de banco de dados.
- Sistema de gerenciamento de banco de dados (DBMS).
- Outros aplicativos de fluxo de trabalho de banco de dados.
A segurança do banco de dados geralmente é planejada, implementada e mantida por um administrador de banco de dados e ou outro profissional de segurança da informação.
Algumas das maneiras pelas quais a segurança do banco de dados é analisada e implementada incluem:
-
Restringir o acesso e uso não autorizados por meio da implementação de controles de gerenciamento de dados e acesso robustos e multifatoriais.
-
Teste de carga / estresse e teste de capacidade de um banco de dados para garantir que ele não trave em um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS) ou sobrecarga do usuário.
-
Segurança física do servidor de banco de dados e do equipamento de backup contra roubo e desastres naturais. Backups regulares de dados podem ser planejados como parte de um protocolo de segurança de banco de dados, e várias cópias podem ser armazenadas fora do local para fornecer redundância e recuperação de emergência.
-
Revisar o sistema existente para quaisquer vulnerabilidades conhecidas ou desconhecidas e definir e implementar um roteiro / plano para mitigá-las.
-
A criptografia de dados pode fornecer uma camada adicional de segurança para proteger a integridade e a confidencialidade dos dados.
Impor práticas adequadas de segurança de banco de dados é vital para qualquer organização por vários motivos. Esses incluem:
-
Garantindo a continuidade dos negócios: Muitas empresas não podem operar até que a violação seja resolvida.
-
Minimizando os danos financeiros: Uma vez que uma violação ocorre, uma organização deve suportar custos financeiros significativos para comunicar a violação a todos os seus clientes, gerenciar a crise, reparar ou atualizar os sistemas e hardware afetados, pagar por atividades investigativas, etc.
-
Perda de propriedade intelectual: Se um banco de dados for acessado, há uma chance de que os segredos comerciais, procedimentos proprietários e outras formas de propriedade intelectual de uma empresa sejam roubados ou expostos. Em alguns casos, isso significa a perda total de qualquer vantagem competitiva mantida por aquela organização.
-
Danos à reputação da marca: Uma vez que uma violação é notificada à base de clientes, parceiros e clientes podem perder a fé na capacidade da organização de proteger seus dados. A reputação da marca sofrerá, e muitos podem decidir não comprar mais os produtos ou serviços daquela organização.
-
Penalidades e multas: As organizações devem estar em conformidade com um grande número de regulamentações, como as do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento (PCI DSS), Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Seguros de Saúde (HIPAA) e muito mais. Se uma violação de dados ocorrer porque a organização não cumpriu com esses regulamentos, multas e penalidades podem ser muito severas, em alguns casos até ultrapassando vários milhões de dólares por violação.