Definição – o que significa segmentação de anúncios?
A segmentação de anúncios é uma técnica de publicidade em que os anúncios são colocados em áreas específicas da tela para aumentar a visibilidade e a “capacidade de clique” ou para fornecer anúncios personalizados com base nos comportamentos e preferências anteriores do usuário. Os anúncios direcionados destinam-se a alcançar determinados clientes com base em dados demográficos, psicográficos, comportamento e outras atividades de segunda ordem que são aprendidas geralmente por meio da exaustão de dados produzidos pelos próprios usuários.
A segmentação de anúncios também é conhecida como publicidade direcionada.
Definirtec explica segmentação de anúncios
A segmentação de anúncios se destina a entregar anúncios automaticamente usando software especializado e algoritmos que colocam anúncios dependendo dos dados do usuário. O método mais comum de direcionamento é o direcionamento comportamental porque funciona monitorando as atividades online do usuário anonimamente e rastreando o conteúdo que está sendo consumido pelo usuário. Todos esses dados são monitorados e analisados para prever o padrão de comportamento e para servir os anúncios mais adequados para aquele usuário. Os métodos alternativos são segmentação contextual, público-alvo e segmentação psicográfica.
Os métodos incluem:
- Segmentação contextual
- Segmentação por canal
- Segmentação baseada em interesses
- Idioma de destino
A segmentação de anúncios foi considerada como tendo garantido 2.7 vezes mais receita do que os anúncios não segmentados, conforme mostrado por um estudo realizado em 2009 pela Network Advertising Initiative.
Os benefícios da segmentação de anúncios são que os anúncios são mais úteis e significativos para os usuários e são considerados menos incômodos. Além disso, permite que as empresas eliminem o desperdício de publicidade e veiculem anúncios apenas para aqueles que tendem a patrocinar seus produtos ou serviços.