Definição – o que significa secretária eletrônica?
Uma secretária eletrônica é um dispositivo usado para atender e gravar a mensagem de um chamador, caso ninguém esteja disponível para atender o telefone pessoalmente. Ao contrário do correio de voz, que tem a mesma funcionalidade, mas geralmente é um sistema em rede ou centralizado disponibilizado em qualquer lugar como um serviço, uma secretária eletrônica é um dispositivo local conectado ou diretamente incorporado a um telefone fixo físico.
Uma secretária eletrônica também é conhecida como dispositivo de atendimento telefônico, secretária eletrônica, secretária eletrônica ou secretária eletrônica.
Definirtec explica Secretária Eletrônica
A secretária eletrônica usa uma técnica inventada originalmente por Valdemar Poulsen em 1898 para gravar conversas telefônicas. Seu dispositivo era chamado de telégrafo ou gravador de fio, que na verdade era usado para gravar ditados de voz e até música, mas lançou as bases para a secretária eletrônica moderna. A invenção da secretária eletrônica em si é um pouco obscura, com algumas fontes afirmando que foi William Muller em 1935, enquanto outras afirmaram que foi William Schergens em 1931.
A primeira secretária eletrônica comercial vendida nos EUA foi a Tel-Magnet em 1949, que usava fio magnético para gravar mensagens recebidas e reproduzir mensagens enviadas. Mas a primeira secretária eletrônica de verdade que entrou no mercado foi inventada pelo Dr. Kazuo Hashimoto, que trabalhava para a Phonetel, que começou a vender secretárias eletrônicas nos Estados Unidos na década de 1960. Essas secretárias eletrônicas usavam fita magnética para gravar mensagens, enquanto as modernas usam alguma forma de armazenamento de estado sólido, como armazenamento flash, e têm muito mais capacidade de armazenamento e recursos como identificação de chamada, encaminhamento e espera, para citar alguns.