Scareware

Definição – O que significa Scareware?

Scareware é um processo enganoso projetado para induzir os usuários da Web a baixar e / ou comprar software malicioso (malware), gerando perturbação, ansiedade ou pânico do usuário. Os formatos de scareware incluem malware, adware, spyware, cavalos de Tróia e vírus.

O Scareware também é conhecido como SmitFraud, crimeware, anti-vírus falso, anti-vírus desonesto, segurança desonesta e rogueware.

Definirtec explica Scareware

O Scareware gera pop-ups que parecem avisos do sistema Microsoft Windows e alertas de software antivírus / anti-spyware, limpadores de registro ou firewalls. Esses pop-ups enganosos criam uma ordem de ação do usuário para comprar um scareware e reparar supostos erros.

O Scareware pode incluir um recurso de clickjacking para redirecionar um usuário ao site de um invasor ou iniciar um download de malware se um usuário tentar fechar o pop-up. O Scareware também força os usuários a desinstalar o software antivírus legítimo. Se um pop-up suspeito aparecer, o usuário é aconselhado a clicar com o botão direito do mouse no item da barra de tarefas e selecionar Fechar ou sair do navegador selecionando Ctrl-Alt-Del para encerrar o processo do navegador.

Scareware infecta usuários e seus computadores através de qualquer um dos seguintes métodos:

  • Golpes por e-mail mascarados como alertas de notícias de última hora ou cartões comemorativos
  • Anúncios que fornecem varreduras gratuitas ou limpezas de sistema e exibem uma longa lista de ameaças desconhecidas para gerar medo do usuário
  • Sites afetados adaptados para aproveitar vulnerabilidades de software