Definição – o que significa scanner óptico?
Um scanner óptico é um dispositivo de entrada que usa feixes de luz para digitalizar e converter digitalmente imagens, códigos, texto ou objetos como arquivos digitais bidimensionais (2D) e os envia para computadores e aparelhos de fax. Dispositivos de digitalização de mesa são os scanners ópticos mais populares. Scanners ópticos são usados para muitos fins, incluindo a leitura de formulários de resposta personalizados, criação de campos de dados automatizados e registro de impressões digitais.
Willard Boyle e George Smith desenvolveram a tecnologia do scanner óptico em 1969.
Definirtec explica o scanner óptico
Um scanner óptico é baseado em um dispositivo de carga acoplada (CCD) composto de receptores sensíveis à luz. Os capacitores CCD respondem a até 70% da luz incidente em comparação ao filme fotográfico, que responde a apenas 2%.
Os scanners óticos não podem diferenciar entre texto e gráficos. Portanto, todo o conteúdo digitalizado é convertido em imagens de bitmap e o texto digitalizado não pode ser editado. No entanto, os sistemas de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) traduzem imagens de texto manuscrito, datilografado ou impresso em caracteres ASCII (American Standard Code for Information Interchange). A maioria dos scanners óticos modernos são componentes padrão do pacote OCR.
Scanners ópticos normalmente incluem software proprietário para imagens consistentes. Eles se conectam a dispositivos de computação usando canais externos de entrada / saída (E / S), como barramento serial universal (USB), interface de sistema de computador pequeno (SCSI), FireWire e adaptadores sem fio.