Definição – O que significa o antivírus?
Um scanner antivírus é um componente de um pacote de software antivírus que verifica o disco rígido em busca de vírus e outros itens prejudiciais. Esses programas são feitos para vários sistemas operacionais e os métodos de verificação podem ser manuais ou automáticos. Os scanners operam em conjunto com outros elementos do software antivírus, como recipientes de vírus e outras ferramentas.
Um scanner antivírus também pode ser conhecido como scanner de vírus.
Definirtec explica o antivírus
Embora muitos produtos de software agora usem uma interface do tipo Windows ou icônica, muitos scanners antivírus ainda são feitos em uma interface de linha de comando. A maioria dos scanners antivírus examina cada arquivo individual em uma unidade e isola os vírus para que possam ser removidos da unidade. O mecanismo de varredura normalmente exibirá suas ações em uma estrutura de linha de comando em uma janela de exibição enquanto examina a unidade.
Os verificadores antivírus dependem de um banco de dados de vírus que precisa ser atualizado com o tempo. À medida que mais vírus e programas de malware são criados, os fabricantes de software antivírus os incorporam em seus scanners e programas. Sem um banco de dados atualizado, um scanner antivírus será muito menos eficaz e terá menos probabilidade de colocar vírus em quarentena em uma unidade.