Definição – o que significa o ScanDisk?
O ScanDisk é um aplicativo utilitário do DOS usado para verificar e corrigir erros em discos rígidos e disquetes. Foi distribuído pela primeira vez em DOS 6.2 e incluído no Windows 95, 98 e ME.
O utilitário verifica as superfícies do disco em busca de defeitos e marca essas seções para evitar a regravação e perda de dados. O ScanDisk salva clusters perdidos recuperados como arquivos .chk.
Definirtec explica o ScanDisk
A Microsoft comprou originalmente o ScanDisk da Symantec (anteriormente conhecido como Norton). Na época, o ScanDisk era empacotado para uso nos sistemas DOS e Windows da Microsoft. Ele não é mais fornecido nas versões pós-ME do Windows, pois o ScanDisk não consegue verificar as unidades de disco do sistema de arquivos de nova tecnologia (NTFS), que se tornaram cada vez mais comuns em sistemas de computador que executam as versões pós-ME do Windows. O primo próximo do ScanDisk, CHKDSK, que tem funções semelhantes e pode verificar discos NTFS, ainda é usado e vem com todas as versões do Windows, até o momento (Windows 8).
O ScanDisk é ativado automaticamente ao reinicializar um computador que não foi desligado corretamente ou se detectar problemas de disco iniciais no POST (Power On Self Test).