Definição – o que significa Sandbox?
Uma sandbox é um tipo de ambiente de teste de software que permite a execução isolada de software ou programas para avaliação, monitoramento ou teste independente.
Ele é usado para muitos propósitos, como desenvolver novos recursos, testar patches, identificar e eliminar bugs ou detectar vulnerabilidades de segurança cibernética.
Em uma implementação, um sandbox também pode ser conhecido como servidor de teste, servidor de desenvolvimento ou diretório de trabalho. Não deve ser confundido com sandbox no contexto de jogos.
Definirtec explica Sandbox
Como uma das técnicas de teste de software mais comuns, uma sandbox é útil em ambientes com um ou mais programas de software operando simultaneamente.
Uma sandbox cria um ambiente operacional no qual a execução, operação e processos de teste de software não são afetados por outros programas em execução. Para permitir o uso repetido ou a sessão de teste subsequente, o ambiente de sandbox pode ser reformatado com bastante facilidade.
Como funciona um sandbox em testes de software
A ideia é poder testar novos códigos ou recursos em condições ideais sem afetar o ambiente ou a plataforma em que são executados. Normalmente, o código-fonte do software em área restrita não é testado antes do isolamento, o que reduz o comportamento inesperado.
Um ambiente sandbox também é criado para simular um ambiente de produção e seus comportamentos para testar a funcionalidade de APIs recém-desenvolvidas. Dessa forma, os desenvolvedores de aplicativos de terceiros podem verificar e validar seu código, testando-o em um serviço da web específico da sandbox.
Na linguagem de programação Java, o sandboxing é um recurso importante do ambiente de desenvolvimento. Os programadores podem usar uma área de sandbox específica com suas próprias regras para criar novos miniaplicativos que são enviados como parte de uma página da web.
Sandbox em segurança
Além disso, a técnica de sandbox é implementada na segurança da informação para avaliar softwares suspeitos ou arquivos contendo código malicioso.
Um ambiente isolado é hospedado em uma rede para simular um cenário do mundo real em que um agente malicioso tenta violar as defesas de segurança cibernética.
Uma vez que o código malicioso é executado dentro deste ambiente, seu comportamento é analisado para entender seu funcionamento sem danificar nenhum dispositivo ou se espalhar pela rede.
O ambiente de sandbox é isolado para que tudo o que ocorre dentro dele permaneça lá enquanto as vulnerabilidades são avaliadas.
Sandbox em Marketing
O sandboxing pode ser usado para fins de marketing para demonstrar os recursos de um produto para clientes potenciais e clientes. Um programa sandbox pode ser usado em vez de uma demonstração de vendas ou uma prova de conceito virtual (POC) para permitir que um cliente potencial teste o produto de uma forma muito mais interativa ou envolvente.
Ele também pode ser usado para permitir que os clientes explorem recursos fictícios antes que uma nova funcionalidade seja totalmente implementada para permitir uma personalização adicional de acordo com suas necessidades.
Uma sandbox é usada para otimizar e identificar problemas e limites antes que eles aumentem para garantir a qualidade do produto final antes de ser entregue.
Esta definição foi escrita no contexto de Teste de Software