Definição – O que significa salto de frequência – Acesso múltiplo por divisão de código (FH-CDMA)?
O Acesso Múltiplo por Divisão de Código de Salto de Frequência (FH-CDMA) é uma técnica de modulação básica usada na transmissão de sinal de espectro espalhado. FH-CDMA é a comutação repetitiva de frequência no momento da transmissão de rádio.
Isso ajuda a reduzir a força da guerra eletrônica, ou seja, o bloqueio não autorizado ou a interceptação de telecomunicações. O espectro espalhado permite que um sinal seja transportado por uma banda de frequência, que é consideravelmente mais ampla do que a largura de banda mínima necessária para o sinal de informação. A energia que está originalmente centrada na banda estreita é espalhada pelo transmissor por muitos canais de banda de frequência diferentes em um espectro eletromagnético mais amplo.
Algumas das vantagens são privacidade aprimorada, interferência de banda estreita reduzida e capacidade de sinal aprimorada.
Definirtec explica Frequency Hopping – Code Division Multiple Access (FH-CDMA)
Na técnica FH-CDMA, um transmissor salta entre todas as frequências disponíveis com base em um algoritmo específico, que é pré-planejado ou aleatório. O transmissor funciona em sincronização com um receptor, que permanece sintonizado exatamente na mesma freqüência central do transmissor.
Uma curta rajada de dados é carregada em uma banda estreita. Depois, o transmissor sintoniza em uma frequência diferente e transmite novamente. Portanto, o receptor tem a capacidade de saltar sua frequência através de uma largura de banda especificada muitas vezes por segundo, transmitindo usando uma determinada frequência por um período de tempo específico, e então pular para outra frequência e transmitir novamente.
O Acesso Múltiplo por Divisão de Código de Sequência Direta (DS-CDMA), outra técnica de espalhamento espectral, é considerado uma alternativa ao FH-CDMA. O DS-CDMA divide os dados em pequenos pedaços e os espalha pelo domínio da frequência.
Os dispositivos que usam a tecnologia FH-CDMA consomem menos energia e geralmente são econômicos; entretanto, os sistemas DS-CDMA são mais confiáveis e apresentam melhor desempenho. O maior benefício do FH-CDMA é baseado na coexistência de vários pontos de acesso na mesma área, o que não é possível com o uso de sequência direta.
Existem algumas regras que controlam a forma como os dispositivos de salto de frequência são utilizados. Por exemplo, na América do Norte, a banda de onda industrial, científica e médica (banda de onda ISM) é dividida em 75 canais de salto.
A transmissão de potência desses canais de salto não excede 1 watt em nenhum canal. Essa restrição garante que um dispositivo individual não consuma uma quantidade excessiva de largura de banda ou permaneça excessivamente em uma única frequência.