Definição – O que significa Sala de Dados Virtual (VDR)?
Uma sala de dados virtual (VDR) é um repositório online seguro para dados e documentos pertinentes a negócios, transações legais ou procedimentos. O VDR usa um servidor central e conexão extranet, que é uma conexão à Internet com acesso muito controlado. Essa conexão com a Internet usa um logon seguro fornecido pelo fornecedor ou autoridade supervisora apropriada responsável por desabilitar ou habilitar o logon seguro a qualquer momento.
Esse termo também é conhecido como sala de negociação virtual.
Definirtec explica sala de dados virtual (VDR)
Inicialmente, os VDRs eram usados apenas por advogados para se reunir com clientes. Hoje, uma grande variedade de empresários, advogados e contadores também os utilizam como uma metodologia econômica e eficiente para visualizar documentos sem a necessidade de cópias físicas ou mesmo uma sala de reunião física.
A sala de dados virtual contém dados e documentos estritamente confidenciais com restrições e acesso controlado para visualização, cópia ou impressão. Horários definidos são programados para logon e visualização de documentos e dados. Um VDR permite que os documentos sejam acessados por reguladores e investidores em tempo hábil durante o período de tempo permitido. Com a velocidade e eficiência atuais de recuperação de documentos, um VDR pode se pagar em uma única transação de M&A (fusão e aquisição).
As salas de dados físicos, em comparação, consomem tempo para administrar, são caras para manter, exigem muito papel e incorrem em custos de viagem para todos os usuários. As salas de dados virtuais permitem facilmente que vários licitantes tenham acesso controlado e, na verdade, resultem em valores de lance 20 a 30% mais altos do que as salas de dados físicas. Junto com o aumento da velocidade e eficiência das transações, informações mais seguras levam a mais negócios a preços mais altos. No entanto, em um VDR verdadeiro, os dados não podem ser baixados, mas podem ser visualizados com as permissões apropriadas.