Definição – O que significa Extended Data Out (EDO)?
Extended data out (EDO) é uma forma modificada de memória Fast Page Mode (FPM), comum nas décadas de 1980 e 1990, que permite a sobreposição de tempo entre cada novo ciclo de acesso a dados.
Em EDO, um novo ciclo de dados é iniciado enquanto a saída de dados do ciclo anterior ainda está ativa. Esse processo de sobreposição de ciclo, chamado pipelining, aumenta a velocidade de processamento em cerca de 10 nanossegundos por ciclo, aumentando o desempenho do computador em cerca de 5% em comparação com o desempenho usando FMP.
EDO agora foi substituído por DRAM síncrona (SDRAM) e outras tecnologias de memória.
O Extended Data Out também é conhecido como DRAM habilitado para o modo Hyper Page.
Definirtec explica Extended Data Out (EDO)
O EDO foi introduzido pela primeira vez em 1995 com o chipset Intel 430FX e rapidamente se tornou predominante. EDO permite sistemas burst de 5-2-2-2 a 66 MHz quando um chipset é otimizado. Ele também é usado para suportar RAM on-board, que é compatível com várias placas de expansão.
A saída de dados estendidos é mais rápida do que o modo de página rápida porque elimina o atraso. O FPM precisa de um atraso antes que o controlador de memória transmita o próximo endereço de memória. A memória EDO contém um chip especial que permite a sobreposição de tempo entre acessos contínuos. Os drivers de saída de dados no chip permanecem ligados quando o controlador de memória elimina o endereço da coluna do próximo ciclo. Este processo permite que o próximo ciclo cruze o ciclo anterior.
EDO faz isso iniciando a saída de dados na borda descendente do strobe de endereço de coluna (/ CAS). A saída continua mesmo quando o / CAS aumenta novamente. EDO estende o tempo de saída de dados mantendo a saída válida até que a borda descendente / CAS escolha outro endereço de coluna ou até que o estroboscópio do endereço de linha (/ RAS) seja desativado.
O EDO trouxe aumento de habilidades e proficiências, permitindo uma espécie de substituição do cache L2, que é utilizado pela CPU para diminuir o tempo médio de acesso à memória. Por aumentar o desempenho do cache L2, o EDO foi comprovado para notebooks com um formato limitado e restrições de duração da bateria.
EDO é agora uma tecnologia obsoleta que foi substituída por várias gerações de hardware de memória.