Definição – O que significa Pink Noise?
O ruído rosa é um tipo específico de ruído espectral com diferentes intensidades em diferentes partes do espectro de frequência. Tem usos especializados em TI e outras indústrias.
Definirtec explica Pink Noise
O ruído rosa tem uma natureza linear ou logarítmica, em que a potência ou a intensidade diminui em 3 dB por oitava em uma determinada faixa de frequências. Outra forma de caracterizá-lo é que ele distribuiu potência em faixas proporcionais. Por exemplo, o ruído rosa teria a mesma intensidade em uma faixa de frequência inferior de 20 a 30 Hz como em uma faixa de frequência superior de 2000 a 3000 Hz. O ruído rosa também pode ser caracterizado por contrastá-lo com outro tipo de ruído denominado ruído azul, que aumenta através de partes do espectro de frequência de maneira semelhante à redução do ruído rosa.
Por causa de sua distribuição espectral específica, que é complementar ao que os humanos ouvem, o ruído rosa é usado para diferentes fins científicos. Pode ser usado para:
- Teste de som para equipamento de áudio
- Estudos meteorológicos
- Astronomia, para observar a radiação de objetos celestes
- Pesquisa de DNA
Parte da natureza única do ruído rosa é seu uso em várias escalas, desde escalas que se aproximam da nanoescala até escalas extremamente grandes da astrofísica. Os cientistas também reconhecem suas propriedades específicas de ruído espectral e como eles tornam o ruído rosa desejável para diferentes tipos de pesquisa científica.