Rsync

Definição – o que significa Rsync?

Rsync é uma ferramenta de software para manter as pastas de arquivos e diretórios sincronizados. Ele pode ser usado para fazer upload de arquivos para um servidor remoto e é particularmente útil para minimizar a transferência de dados ao manter uma cópia espelhada de arquivos locais em um servidor remoto. Rsync pode ser usado para copiar dados ou como um daemon para fornecer diretórios para a rede. O Rsync é especialmente útil para controlar a largura de banda necessária para a transferência de arquivos.

Rsync foi escrito para substituir rcp e scp. É amplamente utilizado por sua flexibilidade, velocidade e capacidade de script. Funciona em Windows, Mac OS e GNU / Linux.

Definirtec explica Rsync

Originalmente escrito por Andrew Tridgell e Paul Mackerras, o rsync foi desenvolvido por Wayne Davison e foi lançado pela primeira vez em 19 de junho de 1996. Ele está disponível como software livre sob a GNU General Public License. Ele é usado principalmente para sincronizar árvores de sites de teste para servidores de produção e também pode ser usado para fazer backup de áreas-chave dos sistemas de arquivos por meio do cron e de um script de interface de gateway comum. O Rsync ajuda a transferir facilmente grandes quantidades de dados, permitindo backups ultrarrápidos e eficientes.

Rsync opera em dois modos diferentes. Ele usa compactação e recursão para copiar arquivos ou exibir o conteúdo do diretório. No modo daemon, ele usa Secure Shell (SSH, um protocolo de transferência de arquivo) ou Remote Shell (RSH, um utilitário de linha de comando Unix) para servir arquivos através da porta TCP 873. Rsync suporta servidores rsync anônimos ou autenticados. Também suporta a cópia de links, dispositivos, proprietários, grupos e permissões. O Rsync não requer privilégios de root e ajuda a minimizar os custos de latência.