O roubo de identidade médica é um tipo de roubo de identidade que envolve o uso das informações do seguro médico de outra pessoa para obter cuidados ou serviços médicos, ou para cobrar fraudulentamente por esses serviços. Em alguns casos, o ladrão pode usar as informações para obter medicamentos prescritos. Em outros casos, o ladrão pode usar as informações para obter cuidados médicos, o que pode resultar em que a vítima seja responsável pelos custos desses cuidados.
O roubo de identidade médica pode ter uma série de consequências graves para a vítima. Para uma delas, pode levar a que a vítima seja negada a assistência médica ou a cobertura de seguro, porque os seus registos mostram que já recebeu assistência ou serviços que não recebeu de facto. Além disso, a vítima pode ser responsabilizada pelos custos dos cuidados ou serviços que foram fraudulentamente facturados ao seu seguro. Em alguns casos, o roubo de identidade médica também pode levar a que as informações pessoais da vítima sejam compartilhadas com outras pessoas sem o seu consentimento. Isto pode resultar no histórico médico da vítima ser compartilhado com pessoas que não deveriam ter acesso a ele, e pode levar a vítima a ser contatada por pessoas que não são seus provedores médicos.
O roubo de identidade médica é um problema crescente nos Estados Unidos, e é importante que as pessoas estejam conscientes dos riscos. Se você acha que pode ser vítima de roubo de identidade médica, você deve entrar em contato com o seu provedor médico e a sua seguradora o mais rápido possível. Você também deve apresentar um relatório à Federal Trade Commission e ao Identity Theft Resource Center. Como posso verificar se alguém está a usar o meu número de Segurança Social de graça? Se você acha que alguém está usando seu número do Seguro Social para obter benefícios ou crédito, há várias coisas que você pode fazer:
1. Verifique a sua Declaração da Segurança Social. Esta declaração mostra seus ganhos e os impostos que você pagou. Também mostra se alguém usou o seu número de Segurança Social para conseguir um emprego ou para receber benefícios. Para obter o seu extracto, vá a www.socialsecurity.gov/myaccount.
2. Verifique o seu relatório de crédito. Você tem direito a um relatório de crédito gratuito de cada uma das três empresas de relatórios de crédito a cada ano. Vá a www.annualcreditreport.com para obter os seus relatórios.
3. Se encontrar um erro no seu relatório de crédito, arquive uma disputa com a empresa de relatórios de crédito.
4. Se você acha que alguém está usando seu número de Previdência Social para conseguir um emprego, você pode reportar isso para a Administração da Previdência Social.
5. se você acha que alguém está usando o seu número de Previdência Social para obter benefícios, você pode denunciá-lo à agência que lida com os benefícios.
6. Você também pode registrar uma queixa na Comissão Federal de Comércio.
Qual é a melhor maneira de prevenir o roubo de identidade médica?
Existem alguns passos chave que você pode tomar para ajudar a prevenir o roubo de identidade médica:
1. Mantenha a sua informação pessoal segura e protegida. Isto inclui o seu número de segurança social, data de nascimento, informações do seguro de saúde e quaisquer outros dados sensíveis. Certifique-se de desfiar quaisquer documentos que contenham esta informação antes de os eliminar.
2. Esteja atento sobre quem tem acesso aos seus registos médicos. Apenas dê acesso aos seus registos a pessoas que deles necessitem e não se esqueça de monitorizar quem teve acesso a eles.
3. Seja cauteloso ao dar as suas informações pessoais por telefone ou online. Certifique-se de que você está lidando com uma empresa ou indivíduo legítimo antes de fornecer quaisquer dados sensíveis.
4. Verifique cuidadosamente as suas declarações de Explicação de Benefícios (EOB) do seu fornecedor de seguro de saúde. Esta é uma forma de detectar qualquer actividade fraudulenta antecipadamente.
5. Monitorize o seu relatório de crédito para qualquer actividade suspeita. Isto pode ser um sinal de que a sua identidade foi roubada.
Ao tomar estas precauções, você pode ajudar a proteger-se contra roubo de identidade médica.
Alguém pode invadir os meus registos médicos?
Sim, os registos médicos podem ser hackeados. No entanto, a medida em que isso é possível depende das medidas de segurança que estão em vigor para proteger os registos. Por exemplo, se uma instalação médica usa medidas de segurança ultrapassadas, pode ser mais fácil para os hackers obterem acesso aos registos. Adicionalmente, se uma instalação médica não tiver medidas de segurança adequadas, os hackers podem ter acesso a informações mais sensíveis, tais como números de segurança social ou informações de cartão de crédito.