Definição – o que significa roteamento de origem?
O roteamento de origem é um processo de roteamento específico em que os remetentes podem especificar a rota que os pacotes de dados seguem através de uma rede. Isso permite a solução de problemas e vários objetivos de transmissão. O roteamento de origem é uma alternativa ao roteamento tradicional, em que os pacotes simplesmente se movem por uma rede com base em seu destino.
O roteamento de origem também é conhecido como endereçamento de caminho.
Definirtec explica o roteamento de origem
Existem dois tipos diferentes de roteamento de origem – flexível e restrito. No roteamento de origem livre, o pacote deve passar por saltos listados específicos, mas no roteamento de origem estrito, o remetente especifica cada passo em uma base de salto a salto.
Embora existam alguns usos para o roteamento de origem que os especialistas considerariam legítimos, como traçar claramente as trajetórias de transmissão, também existem usos que podem ser benéficos para hackers em ataques smurfing ou relacionados. Embora o roteamento de origem normalmente não seja necessário, é uma alternativa para os remetentes estabelecerem objetivos de transmissão específicos.