Definição – o que significa roteamento?
O roteamento se refere ao estabelecimento das rotas que os pacotes de dados seguem em seu caminho para um destino específico. Este termo pode ser aplicado a dados que trafegam na Internet, em redes 3G ou 4G, ou em redes semelhantes usadas para telecomunicações e outras configurações de comunicação digital. O roteamento também pode ocorrer em redes proprietárias.
Definirtec explica o roteamento
Em geral, o roteamento envolve a topologia da rede, ou a configuração do hardware, que pode transmitir dados com eficácia. Os protocolos padrão ajudam a identificar as melhores rotas de dados e a garantir uma transmissão de qualidade. Peças individuais de hardware, como roteadores, são chamadas de “nós” na rede. Diferentes algoritmos e protocolos podem ser usados para descobrir a melhor maneira de rotear os pacotes de dados e quais nós devem ser usados. Por exemplo, alguns pacotes de dados viajam de acordo com um modelo de vetor de distância que usa principalmente a distância como um fator, enquanto outros usam o protocolo Link-State, que envolve outros aspectos de um “melhor caminho” para os dados.
Os pacotes de dados também são feitos para fornecer informações às redes. Os cabeçalhos dos pacotes fornecem detalhes sobre a origem e o destino. Os padrões para pacotes de dados permitem um design convencional, o que pode ajudar em futuras metodologias de roteamento. Conforme o mundo da tecnologia digital evolui, o roteamento também evolui de acordo com as necessidades e a utilidade de uma rede específica.