Roteador virtual

Definição – o que significa roteador virtual?

O roteador virtual é uma estrutura de roteamento baseada em software que permite que a máquina host funcione como um roteador de hardware típico em uma rede local.
Um roteador virtual pode permitir que um computador / servidor tenha as habilidades de um roteador completo, executando a funcionalidade de roteamento de pacotes e rede do roteador por meio de um aplicativo de software. O Virtual Router Redundancy Protocol (VRRP) pode implementar roteadores virtuais para aumentar a confiabilidade da rede. Isso é feito anunciando um roteador virtual como o gateway padrão, apoiado por um grupo de roteadores físicos.

Definirtec explica o roteador virtual

Os roteadores virtuais normalmente são apoiados por dois roteadores físicos. Um roteador executa o roteamento típico, enquanto o outro fornece redundância em caso de failover. Cada roteador virtual criado é identificado com um identificador de roteador virtual exclusivo. O último byte do endereço é o identificador do roteador virtual (VRID); cada roteador virtual na rede possui um número diferente. Este endereço é usado por apenas um roteador físico por vez. Um roteador responderá com este endereço de controle de acesso à mídia (MAC) quando uma solicitação de protocolo de resolução de endereço for enviada para o endereço IP do roteador virtual. Os roteadores físicos dentro do roteador virtual se comunicam usando pacotes com endereço IP multicast 224.0.0.18 e número de protocolo IP 112.