Definição – o que significa roteador lógico?
Um roteador lógico é a abstração de software de um dispositivo de roteador físico. É fundamental em redes virtualizadas e ajuda a construir diferentes tipos de funcionalidade que funcionam de forma lógica, em vez de física.
Definirtec explica o roteador lógico
Como outros tipos de recursos lógicos, um roteador lógico substitui a funcionalidade de um roteador físico por meio do particionamento digital, onde aquela peça individual de hardware pode atuar como vários roteadores, estabelecendo diferentes domínios de roteamento em sua arquitetura de software.
Usando ferramentas como tabelas de roteamento, os administradores de rede podem utilizar roteadores lógicos e outros tipos de ferramentas de acesso lógico para criar redes mais versáteis. Assim como os roteadores físicos, os roteadores lógicos funcionam com muitos dos protocolos modernos de rede, incluindo o protocolo de gateway de fronteira (BGP) e comutação de rótulo multiprotocolo (MLS) e funcionalidade IP.
Embora os roteadores lógicos sejam em alguns aspectos semelhantes aos roteadores virtuais, eles funcionam de maneira um pouco diferente. Existem diferentes protocolos para lidar com cada tipo de roteador e diferentes tipos de funcionalidade, por exemplo, onde os roteadores lógicos oferecem certos tipos de separação de processos.
Também existem problemas de compatibilidade para vários tipos de plataformas. De certa forma, os roteadores lógicos são mais úteis para combinar as funções de dois roteadores diferentes em um único ambiente.