Definição – o que significa um roteador armado?
Um roteador de um braço cuida da distribuição do tráfego de dados entre as redes locais virtuais (VLANs). Como um roteador normal, ele transporta e distribui dados para seu destino adequado. No entanto, o roteador de um braço só move o tráfego dentro da mesma rede física, uma vez que as VLANs e os roteadores dentro delas são usados principalmente para fins de segurança.
Definirtec explica o roteador One-Armed
Roteadores de um braço conectam sistemas virtuais que têm como objetivo encorajar ou desencorajar a conectividade entre uma LAN padrão e vários dispositivos.
Embora a VLAN usual consista em várias redes que atuam no mesmo espaço físico, elas ainda são consideradas redes separadas, o que significa que precisam de uma maneira de se comunicarem. Os roteadores de um braço têm um único controlador de interface de rede que é reconhecido por cada rede virtual que se conecta a ele, de forma que as informações das diferentes VLANs podem chegar ao seu destino a partir de qualquer rede conectada, VLAN ou nó.
Eles operam usando a regra 80/20, o que significa que 80% do tráfego da rede permanece na VLAN e não precisa de mais assistência do roteador armado. Os outros 20% do tráfego da rede consiste na comunicação entre várias VLANs que passam pelo roteador de um só braço.
Os roteadores de um braço cuidam do tráfego intenso entre as VLANs, portanto, devem liberar o caminho de dados principal na rede para facilitar o tráfego entre as VLANs. Uma grande desvantagem da estrutura do roteador de um braço é que ela pode ser a causa de gargalos se houver muito tráfego entre as VLANs, o que também pode evoluir para um único ponto de falha de rede.